Itupeva Online
 
principal
Primeira Página
Últimas Noticias
Mais Lidas
Fale Conosco
 
assuntos
Brasil
Ciência e Saúde
Educação
Esportes
Itupeva
Jundiaí
Mundo
Nossa cidade
Polícia
Política
Radialista Jota Júnior
Região
Tecnologia
 
 
Itupeva
Atualizado em 22/10/2013 - 16h41min
Prefeitura e GM encerram com sucesso campanha de desarmamento infantil
 
 
Na manhã da sexta-feira, 18, a Prefeitura de Itupeva, por meio da secretaria de Educação e Cultura e em parceria com a Guarda Municipal de Itupeva, encerrou com sucesso a campanha sobre desarmamento infantil nas escolas.

O projeto, um piloto desenvolvido pela GCM da cidade e que deverá ser expandido para outras escolas, foi inicialmente realizado na EMEFEI Jardim Vitória e na EMEFEI Laerte Retondo, com participação dos alunos do Jardim I, Jardim II, do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

O encerramento da campanha foi realizado na EMEFEI Jardim Vitória e contou com a presença do prefeito Ricardo Bocalon, do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Osmar Tozi; da secretária de Educação e Cultura, Idelma Bocalon; do secretário de Desenvolvimento Social, Eri Campos; da secretária de Gestão Pública, Cristiane Haidar Silva Panizza; do comandante da Guarda Municipal de Itupeva, Vladimir Manzato; dos vereadores Tatiana Salles, Valdemir Rodrigues da Silva (Grandão), Angelo Donizete Botan e Ezequiel Alves de Oliveira; membros da GM de Itupeva, além da representantes da GM de Várzea Paulista, Louveira, Campinas e Amparo, servidores municipais, representantes da Souza Advogados Associados, que apoiaram o projeto; pais de alunos e, claro, as crianças que participaram da campanha.

O prefeito parabenizou o trabalho da GM e a participação dos alunos, professores, diretores e dos pais: “Hoje eu me emocionei por vê-los aqui, por dois motivos: primeiro porque me lembro de quando era criança e estava aí, no lugar de vocês. Sentir a energia de vocês é muito bom, saio daqui renovado. E segundo pelo apelo que essa campanha tem, pela importância. Estão todos de parabéns pela iniciativa e pela participação”. O prefeito também falou dos investimentos que estão sendo feitos na Educação: “Para o ano que vem, vamos transformar a escola do Jd. Vitória na primeira escola integral da cidade. As crianças vão poder ter aula de capoeira, robótica, inglês, enfim, serão atividades para o dia todo. Também investimos na municipalização da merenda, que agora tem muito mais qualidade e saudável, é uma referência na região”, finalizou.


Itupeva

Os alunos demonstraram seu entusiasmo com apresentações diversas. Foram apresentações musicais, teatrais, leitura da carta do pai da aluna Letícia Camargo, e o aluno Vitor Augusto presenteou o prefeito com um quadro pintado por ele mesmo.


Itupeva

Idelma também elogiou a iniciativa: “É um projeto com um propósito maravilhoso, de trabalhar a cabeça das crianças. O que nosso governo quer é garantir o direito da criança ser feliz e estudar”, apontou.

O comandante da GCM de Itupeva agradeceu à confiança dos professores e diretores e ao apoio da Prefeitura: “Ficamos muito satisfeitos com a adesão da campanha, com a participação com o lema de 'arma não é brinquedo'. Acredito que assim vamos conseguir desarmar o espírito e a alma das crianças e teremos cidadãos honrados no futuro. Hoje a Guarda faz parte da vida dos moradores de Itupeva”, avaliou.


Itupeva

A contagem das armas de brinquedo e Cds apontou como vencedores o 5º Ano D e o 5º ano A, do Jd. Vitória, com 261 e 243 itens (entre armas e CDs), respectivamente; e 169 itens para o 3º ano B da escola Laerte Retondo. As classes vencedoras foram premiadas com um dia de passeio no parque aquático Wet'n Wild.

Em seguida, um rolo compressor foi utilizado para destruir os brinquedos doados na campanha e as crianças puderam continuar na festa, com lanches, suco, brincadeiras, pipoca e algodão doce, que foram oferecidas pela Prefeitura com apoio da Souza Advogados Associados.


Itupeva

Lilian Pereira Novaes, mãe da aluna Sara, de 4 anos, gostou bastante da campanha: “Achei muito boa pra incentivar e alertar as crianças de como é ruim esse tipo de brinquedo, e até para os pais não incentivarem os filhos”, disse. “As crianças têm medo da polícia e isso as aproxima da Guarda, elas ficam sabendo que eles trabalham para o nosso bem”, frisou sobre a ação da GM.

Mônica Oliveira, diretora da escola Laerte Retondo, ressaltou a importância do projeto: “Foi maravilhoso. Uma semente plantada, tão importante que conseguimos até duas armas verdadeiras nas doações, graças à conscientização das pessoas. É preciso começar das crianças para alcançar um futuro melhor”.


Itupeva

A coordenadora do Laerte Retondo, Arlete Assis, concorda que “É importante para aproximar a GM das crianças, para que elas percam o medo. A campanha foi ótima”.


Itupeva

Da escola do Jd. Vitória, a diretora Sílvia Aparecida Machado de Oliveira, também fez uma avaliação positiva: “A iniciativa foi muito boa. As crianças desenvolveram o projeto com motivação, os professores se engajaram para promover. Também é muito importante a aproximação da GM com os alunos, a convivência foi muito boa.

O apoio do prefeito e da secretaria de Educação e Cultura também foi fundamental para que o projeto fosse realizado nas escolas, esperamos que, com esse bom resultado das duas escolas, ele seja logo expandido para a rede toda. O que é bom tem de ser preservado e estendido”, avaliou.


Itupeva

Ana Maria de Souza Laurindo, coordenadora do Jd. Vitória, apontou: “Valeu a pena! Houve muita participação dos pais, muito incentivo. Trouxeram os brinquedos, compreenderam o projeto, e os alunos também receberam muito bem a ação. Foi ótima”, destacou.


Itupeva
 
Bookmark and Share Fonte: PMI
 
Leia mais Itupeva:
 
+ Itupeva | « Voltar | Topo ^
 
 
 
© Copyright 2010 Itupeva Online - Todos os direitos reservados - Contato: falecom@itupevaonline.com.br - Itupeva - SP