Itupeva Online
 
principal
Primeira Página
Últimas Noticias
Mais Lidas
Fale Conosco
 
assuntos
Brasil
Ciência e Saúde
Educação
Esportes
Itupeva
Jundiaí
Mundo
Nossa cidade
Polícia
Política
Radialista Jota Júnior
Região
Tecnologia
 
 
Jundiaí
Atualizado em 08/12/2009 - 22h11min
Hospital-dia está sendo instalado no Instituto Luiz Braille
 
 
Para ser atendido na instituição o paciente deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro e, através da carteirinha solicita agendamento com um oftalmologista da instituição.
O Instituto Jundiaiense Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão, fundado em 1941, e que atualmente atende 4,5 mil consultas/mês, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de pacientes das cidades de Jundiaí, Itatiba, Várzea Paulista, Louveira, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato e Itupeva, está ultimando os trâmites legais para, em breve, prestar atendimento como hospital-dia.

Por este motivo uma grande reforma estrutural foi realizada em suas instalações. O Setor Social foi transferido para outro prédio e onde ele funcionava foram construídos apartamentos para internações, alojamento para médico plantonista, posto de enfermagem, sala de expurgo, consultório médico, depósito para o centro cirúrgico, sanitário masculino e feminino.

Foram adquiridos equipamentos hospitalares e aumento do efetivo do quadro de pessoal. Sobre os procedimentos burocráticos para que a instituição se torne um hospital-dia a solicitação já passou pelos setores da Prefeitura e aguarda a vistoria que é realizada pela Vigilância Sanitária. Satisfeitas estas exigências, o presidente Antonio Pacheco Finati informa que o atendimento que além das cirurgias de baixa e média complexidade que são realizadas atualmente, também as de alta complexidade poderão ser realizadas.

“Hoje realizamos 90% das cirurgias da área de oftalmologia. Com o hospital-dia realizaremos 100%”, disse Pacheco. Importante destacar que a instituição, além das cirurgias, presta atendimento às pessoas que nascem com a deficiência ou que se tornaram deficientes em qualquer idade e através de profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeuta ocupacional, entre outros profissionais que orientam em questões desde a locomoção, até como escolher cores ou utilizar transporte público.

Para ser atendido na instituição o paciente deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro e, através da carteirinha solicita agendamento com um oftalmologista da instituição.

Vale lembrar que o Instituto Luiz Braille presta serviço para a Secretaria Municipal de Saúde e o único que atende só pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na área de oftalmologia para pacientes de Jundiaí e cidades da Região.

Com o início do atendimento através do hospital-dia, a instituição avança em mais uma etapa de serviços voltados para o bem-estar dos deficientes da visão.
 
Bookmark and Share Fonte: Reinaldo Oliveira
 
Leia mais Jundiaí:
 
+ Jundiaí | « Voltar | Topo ^
 
 
 
© Copyright 2010 Itupeva Online - Todos os direitos reservados - Contato: falecom@itupevaonline.com.br - Itupeva - SP